Questão 10
A interação entre agentes tóxicos e proteínas plasmáticas é fundamental na distribuição e toxicidade das substâncias no organismo. Proteínas como a albumina, lipoproteínas e hemácias se ligam a substâncias químicas presentes no plasma sanguíneo. A albumina, em particular, é a proteína mais abundante e possui alta afinidade por diversos agentes tóxicos.


Fonte: CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Conceitos básicos de toxicologia. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/emergencias-quimicas/aspectos-gerais/toxicologia/conceitos-basicos-de-toxicologia/. Acesso em: 2 abr. 2025 (adaptado).

Com base nos processos de ligação de substâncias tóxicas às proteínas plasmáticas, avalie as afirmações a seguir:​​ ​​​​
 
I. As interações entre os agentes tóxicos e as proteínas plasmáticas ocorrem exclusivamente por meio de ligações covalentes, que são extremamente fortes e irreversíveis.
II. A albumina é a principal proteína plasmática responsável pelo transporte de substâncias tóxicas, devido à sua alta afinidade e grande abundância no plasma.
III. Quando uma substância tóxica se liga a uma proteína plasmática, ela se torna incapaz de atravessar membranas celulares, mantendo-se na circulação sistêmica e dificultando sua distribuição para outros órgãos.
IV. A toxicidade de uma substância é geralmente maior quando ela se encontra na forma livre no plasma, não estando complexada a nenhuma proteína.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.