QUESTÃO 10
A introdução de novos ingredientes na América impulsionou a qualificação técnica na confeitaria. Em 1750, foi utilizado o primeiro fermento químico, conhecido como “pó de pérola”, feito de carbonato de potássio. Antes disso, a textura dos bolos era densa. Amônia também era usada como agente de fermentação. O fermento para pão comercial começou a ser produzido no final do século XIX. Agentes químicos adicionais, como bicarbonato de potássio e bicarbonato de sódio, foram criados no século XIX. Somente por volta de 1859, essas descobertas foram amplamente aceitas e utilizadas regularmente. O primeiro fermento químico moderno foi introduzido por volta de 1940, eliminando a necessidade de equilibrar ingredientes ácidos e básicos.

 

Fonte: SUAS, Michel. Pâtisserie – Abordagem profissional. Disponível em: Minha Biblioteca, Cengage Learning Brasil, 2012.

 

 

Com base no conteúdo apresentado sobre fermento, analise as assertivas a seguir:

I. O bicarbonato de sódio, embora seja um agente fermentador, possui um sabor alcalino e requer contato com um líquido e um ácido durante o preparo para garantir sua eficácia.

II. O fermento químico é o menos utilizado na confeitaria.

III. O fermento químico quando entra em contato com altas temperaturas faz com que os alimentos cresçam.

IV. Os fermentos biológicos são leveduras que agem sobre os açúcares e são os ingredientes mais utilizados na panificação.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – IV, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.