A invenção do LED azul, que permite a geração de outras cores para compor a luz branca, permitiu a construção de lâmpadas energeticamente mais eficientes e mais duráveis do que as incandescentes e fluorescentes. Em um experimento de laboratório, pretende-se associar duas pilhas em série para acender um LED azul que requer 3,6 volts para o seu funcionamento. Considere as semirreações de redução e seus respectivos potenciais mostrados no quadro.

Qual associação em série de pilhas fornece diferença de potencial, nas condições-padrão, suficiente para acender o LED azul?

Solução
Como estamos lidando com uma associação em série de pilhas, precisamos verificar se a sequência de conexões (cátodo/ânodo/cátodo/ânodo) está correta em cada uma das alternativas. Em seguida, devemos somar as DDPs das pilhas para garantir que a tensão total alcance o valor necessário de 3,6 V. Somente no esquema da opção C, esses requisitos são atendidos.

O potencial é maior que 3,6 V e, portanto, suficiente para acender o LED azul.
Alternativa C
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.