Questão 1
A Lei 10.639/03, posteriormente atualizada pela Lei 11.645/08, representa um avanço significativo na valorização da cultura e da história afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Ao tornar obrigatório o ensino dessas temáticas, a legislação busca reparar a invisibilização histórica dessas populações nos materiais didáticos e promover uma educação mais inclusiva e antirracista. Além de destacar a importância das contribuições africanas e indígenas para a formação da identidade nacional, a lei também incentiva o debate sobre racismo, discriminação e direitos dessas comunidades. No entanto, sua efetiva implementação ainda enfrenta desafios, como a falta de formação adequada para professores e a resistência de algumas instituições em incorporar esses conteúdos de maneira significativa.
Elaborado pelo professor, 2025.
Com base no texto, analise as seguintes afirmações.

I. O currículo escolar tradicional sempre deu ênfase à cultura europeia, relegando a história e as contribuições de negros e indígenas a um papel secundário.
II. A inclusão da diversidade étnico-cultural nos conteúdos escolares foi plenamente implementada após a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
III. A reformulação do currículo e a formação de professores são essenciais para combater preconceitos e estereótipos no ambiente escolar.
IV.  A capacitação de educadores em temas relacionados a relações raciais é uma estratégia eficaz para transformar o ambiente escolar em um espaço mais inclusivo.
V. O curso “Relações Raciais e Educação” teve impacto significativo na formação de professores e demais profissionais da educação, ampliando o debate sobre o racismo nas escolas.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I, II e V, apenas.

Alternativa 4:

I, II, IV e V, apenas.

Alternativa 5:

I, III, IV e V, apenas.

A Lei 10.639/03, posteriormente atualizada pela Lei 11.645/08, representa um avanço significativo

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