Questão 8
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, constitui-se como a principal norma sobre a educação brasileira. Esse texto legal regulamenta e disciplina a organização da educação, estabelecendo seus níveis, etapas e modalidades, bem como estruturando os objetivos educacionais. A LDB organiza a educação nacional em dois níveis: educação básica e educação superior. A educação básica é dividida em etapas: a Educação Infantil, ofertada em creche e pré-escola, destinada às crianças de zero a cinco anos; o Ensino Fundamental, que se inicia aos seis anos e possui duração de nove anos; e o Ensino Médio, com duração de três anos, ao final dos quais se conclui a educação básica. Além dessa estrutura, a LDB prevê modalidades de ensino, como a educação especial, destinada a pessoas com deficiência, altas habilidades ou superdotação e transtornos globais do desenvolvimento, e a educação bilíngue de surdos, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua desses estudantes.


Fonte: adaptado de: TAPOROSKY, Barbara Cristina HanauerOrganização legislativa do ensino contemporâneo. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.


Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:​

I. A LDB assegura a educação especial como modalidade transversal, destinada a pessoas com deficiência, altas habilidades ou superdotação e transtornos globais do desenvolvimento, garantindo o atendimento educacional especializado (AEE).

PORQUE

II. A legislação também reconhece a educação bilíngue de surdos como modalidade específica, ao considerar a Libras como primeira língua desses estudantes, reforçando o compromisso com a inclusão e a equidade no sistema educacional.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

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