QUESTÃO 6
A Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, reconheceu oficialmente a Língua Brasileira de Sinais – Libras, estabelecendo diretrizes e condições para o atendimento das necessidades comunicacionais da comunidade surda. Esta lei determina não apenas a oficialização da Libras, mas também as condições que caracterizam uma escola inclusiva para surdos.

 

​NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira – Aspectos Legais da Educação do Surdo – Libras – Indaial, SC : Arqué, 2024.

​Considerando as disposições contidas nessa lei, analise as afirmações a seguir:

I. A Lei nº 10.436 de 2002 reconheceu oficialmente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão, com estrutura gramatical própria e oriunda das comunidades surdas do Brasil.

II. A Lei nº 10.436 estabelece que a Língua Brasileira de Sinais deve ser utilizada de maneira obrigatória para a substituição da modalidade escrita da língua portuguesa nas instituições de ensino.

III. As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de saúde devem garantir atendimento adequado aos surdos, conforme as normas estabelecidas pela legislação vigente.

IV. O sistema educacional federal e os sistemas estaduais, municipais e do Distrito Federal devem incluir, nos cursos de formação em educação especial, fonoaudiologia e magistério, o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.