QUESTÃO 4
A Lei nº 13.146/2015 estabelece que pessoas com deficiência enfrentam impedimentos de longo prazo que, ao interagir com barreiras, podem limitar sua participação plena na sociedade, afetando áreas como educação, trabalho, cultura e lazer. O capacitismo, uma forma de preconceito que considera esses indivíduos como menos capazes, intensifica a exclusão e perpetua uma visão negativa histórica. Para promover verdadeira inclusão, é necessário desconstruir essas barreiras e garantir acessibilidade em todos os aspectos da vida, incluindo nas artes e na dança.

Fonte: adaptado de: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis: Arqué, 2024.

 

Sobre o impacto do capacitismo e a acessibilidade na sociedade, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O conceito de capacitismo é uma prática recente e não está amplamente enraizado na história da sociedade.
Alternativa 2 – A Lei nº 13.146/2015 assegura que a acessibilidade é uma responsabilidade exclusiva dos espaços públicos, não abrangendo instituições privadas.
Alternativa 3 – A acessibilidade é garantida por lei apenas em instituições de ensino, não se estendendo a outros espaços sociais como restaurantes ou locais culturais.
Alternativa 4 – A dança, como expressão artística, não necessita de adaptações para pessoas com deficiência, pois todos têm habilidades semelhantes para a prática dessa arte.
Alternativa 5 – O capacitismo é uma forma de preconceito que considera pessoas com deficiência como inferiores ou incapazes, prejudicando sua plena participação na sociedade.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.