A linguagem não é um meio neutro através do qual uma mensagem é enviada. As palavras são carregadas de sentido para os falantes, pois, para que haja linguagem entre os seres humanos, é necessário que exista uma consciência fonológica, que é própria, criadora de significados.
Fonte: PENHA, N. M. da. Línguas Orais e Língua de Sinais: Estudos Fonéticos e Fonológicos/ Nilma Moreira da Penha; organizador: Viviane Damacena. – Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre a consciência fonológica e sua importância no processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:
I. A consciência fonológica é irrelevante para surdos, pois eles não utilizam a rota fonológica para a leitura e escrita.
II. A rota fonológica desenvolvida com a estratégia alfabética é essencial apenas para a leitura de palavras conhecidas e memorizadas.
III. A consciência fonológica permite a conversão da ortografia em fonologia e vice-versa, facilitando a leitura e escrita de palavras novas, mesmo que ocorra desvio em palavras irregulares.
IV. A estratégia alfabética não está relacionada ao desenvolvimento da consciência fonológica.
É corrte o que se afirma em:
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