2a QUESTÃO
A literatura tem apontado a importância e as vantagens de se introduzir no trabalho pedagógico do
professor um ensino voltado para o desenvolvimento de projetos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais
enfocam o assunto de forma a valorizar cada vez mais a construção e implementação de projetos no
desenvolvimento do trabalho do professor.
Fonte: PASSOS, Laurizete Ferragut. SALLES, Sheila.Trabalho Colaborativo no Desenvolvimento de Projetos
de Matemática. Disponível em: <https://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/07/MC29437919895.pdf>. Acesso
em 12 jul. 2023.
Desse modo, sobre a visão de aprendizagem do aluno em um projeto de ensino, analise as afirmativas a
seguir:
I. Possibilitam criar um ambiente de exploração, investigação e reflexão.
II. Possibilitam o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, capacidade de resolução de
problemas.
III. Possibilitam a resolução de problemas simples, atrelados sempre as tecnologias.
IV. Os projetos possibilitam criar um ambiente de interação entre os alunos, com o objetivo de chegar na
resolução rápida de uma determinada situação.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
3a QUESTÃO
No “Estágio Supervisionado” em curso, podemos levar em conta que as seguintes atividades serão
propostas em um projeto no ensino:
I. Atividades de observação/investigativa (Pesquisa).
II. Participação (Extensão).
III. Docência e/ou atividades pedagógicas (Ensino).
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
4a QUESTÃO
A realização do estágio em um curso de licenciatura, pode proporcionar ao estagiário a reflexão
contextualizada, após conectar as relações com o universo escolar, entendendo as concepções e formas de
como esse universo se organiza, conhecendo a práxis pedagógica da observação e da regência, e ser o
autor da sua própria prática docente de ambientes escolares e não escolares.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando o contexto acima, para a disciplina de “Estágio Supervisionado” o futuro docente terá a
capacidade de:
ALTERNATIVAS
Observar outros docentes.
Aplicar práticas docentes apenas em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Aplicar os conteúdos propostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em sala de aula, apenas.
Com base nas demais disciplinas, o futuro docente, poderá retribuir à escola em que aplicou seu estágio, propor
uma contribuição sócio-educacional útil, eficaz e aplicável na forma de um projeto.
Elaboração de provas avaliativas no auxílio a docentes que estão em prática no momento da participação do estágio
supervisionado.
5a QUESTÃO
Os projetos de ensino procuram desenvolver os alunos em estágio com o objetivo de diversificar os
processos de ensino, aprendizagem e demonstrar de forma sistemática os conhecimentos transmitidos a
partir deles. Os projetos envolvem atividades supervisionadas que geram a possibilidade de ampliação dos
estudos em áreas do conteúdo programático de uma ou mais áreas do conhecimento.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando o contexto educacional do projeto no ensino, a seguir, analise as afirmações:
I. Promove a interdisciplinaridade e a participação em promoção de eventos.
II. Contribui para a avaliação do trabalho desenvolvido para a formação de futuros docentes.
III. Propõe distanciamento com outras unidades e setores voltados para a formação de professores.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
6a QUESTÃO
Os projetos de ensino são estratégias que buscam inovar a prática pedagógica, promovendo a integração
entre diferentes áreas do conhecimento e incentivando a autonomia dos estudantes. Segundo Moran
(2013), metodologias ativas permitem que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado, favorecendo
a reflexão e a resolução de problemas reais.
MORAN, José Manuel. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Editora Penso, 2013
Considerando o texto apresentado e os principais objetivos dos projetos de ensino, julgue as afirmativas a
seguir:
I. Estimular a aprendizagem autônoma e colaborativa dos estudantes.
II. Promover a fragmentação do conhecimento para facilitar a especialização precoce.
III. Favorecer a interdisciplinaridade, conectando diferentes áreas do saber.
IV. Desenvolver competências socioemocionais por meio da interação entre pares.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
7a QUESTÃO
Projetos interdisciplinares visam romper com a compartimentação das disciplinas, criando conexões entre
diferentes saberes. De acordo com Fazenda (2011), a interdisciplinaridade permite que os alunos
compreendam o conhecimento de forma contextualizada e significativa, contribuindo para um aprendizado
mais dinâmico e crítico.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Papirus Editora, 2011.
Conforme o texto apresentado e a relação entre a interdisciplinaridade e os projetos de ensino, assinale a
alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A interdisciplinaridade impede que os estudantes desenvolvam autonomia na aprendizagem.
Projetos interdisciplinares restringem a participação dos estudantes a apenas uma área do conhecimento.
A interdisciplinaridade busca reforçar os conteúdos de uma única disciplina, aprofundando seu estudo isolado.
A contextualização dos saberes em projetos interdisciplinares favorece uma aprendizagem mais integrada e
significativa.
A principal vantagem da interdisciplinaridade é evitar o uso de metodologias ativas, focando apenas na transmissão
de conhecimento.
8a QUESTÃO
Uma das possibilidades para o desenvolvimento de Projetos de Ensino é o uso de recursos digitais, jogos e
materiais didáticos inovadores, que podem potencializar a experiência educacional, tornando o aprendizado
mais interativo e contextualizado. De acordo com Valente (1999), a aprendizagem mediada por tecnologia
favorece a experimentação e a construção ativa do conhecimento, promovendo maior engajamento dos
estudantes.
VALENTE, José Armando. Diferentes modalidades de aprendizagem mediada pelo computador.
UNICAMP, 1999
Conforme o texto apresentado e o uso de tecnologias como objetos de aprendizagem em projetos
educacionais, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O uso de jogos e recursos digitais limita a criatividade dos estudantes, tornando a aprendizagem menos autônoma e
reflexiva.
Os objetos de aprendizagem devem ser utilizados exclusivamente como suporte para a transmissão de conteúdos,
sem alterar a dinâmica do ensino.
Materiais didáticos inovadores, como jogos e recursos digitais, favorecem um ensino mais dinâmico, interativo e
alinhado às necessidades dos alunos.
A introdução de tecnologias na educação elimina a necessidade da mediação docente, tornando o professor menos
relevante no processo de ensino-aprendizagem.
Objetos de aprendizagem são eficazes apenas no ensino a distância, não apresentando benefícios significativos para
aulas presenciais.
9a QUESTÃO
A integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nos projetos de ensino e
monitoria possibilita novos formatos de interação e aprendizagem. Conforme Kenski (2012), o uso das TDICs
potencializa a colaboração e amplia o acesso ao conhecimento, tornando a educação mais dinâmica e
inclusiva.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Papirus, 2012.
Conforme o texto apresentado, e a utilização das TDICs em projetos educacionais, julgue as afirmativas a
seguir:
I. Favorecem a inclusão e a acessibilidade de estudantes com diferentes perfis.
II. Ampliam as possibilidades de colaboração e interação entre estudantes e professores.
III. Reduzem significativamente a necessidade de interação entre os alunos, tornando a aprendizagem mais
independente.
IV. Possibilitam o acesso a diferentes fontes de conhecimento, promovendo uma visão mais ampla do
conteúdo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
III, apenas.
IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
10a QUESTÃO
A autonomia estudantil é um dos pilares das metodologias ativas e dos projetos de ensino inovadores.
Segundo Freire (1996), a educação deve ser um processo libertador, onde o aluno se torna sujeito de sua
própria aprendizagem. Para isso, é fundamental que os projetos pedagógicos incentivem a participação
ativa e a construção coletiva do conhecimento.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Paz e Terra, 1996.
Conforme o texto apresentado e a promoção da autonomia nos projetos de ensino, assinale a alternativa
correta:
ALTERNATIVAS
A autonomia é prejudicial ao aprendizado, pois pode dificultar a aquisição de conhecimentos formais.
A construção coletiva do conhecimento nos projetos de ensino favorece a autonomia e o protagonismo estudantil.
Projetos que incentivam a autonomia tendem a reduzir a participação ativa dos estudantes nas atividades escolares.
A autonomia estudantil é alcançada por meio de estudo individual, sem necessidade de interação com colegas ou
professores.
A autonomia estudantil se desenvolve melhor quando o professor assume o controle total do processo de ensino-
aprendizagem.
A literatura tem apontado a importância e as vantagens de se introduzir no trabalho pedagógico do professor um ensino voltado

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