A matemática é um saber construído historicamente, que permeia todas as áreas do conhecimento e está presente no cotidiano das pessoas. O ensino da matemática não deve ser reduzido à repetição de técnicas e fórmulas, mas se constitui como um processo formativo que contribui para o raciocínio lógico, a tomada de decisões e a participação cidadã. O currículo matemático precisa considerar o contexto sociocultural do aluno, valorizando a diversidade de saberes e promovendo a autonomia intelectual.
Fonte: BURGO, O. G.; CAMPOS, S. M. de. Metodologia da Matemática. Maringá: UniCesumar, 2021.
Texto 2
Um professor do ensino fundamental propõe aos alunos uma atividade para calcular o consumo de água em suas casas durante uma semana, com base na leitura do hidrômetro. Os estudantes organizam os dados em tabelas, comparam os resultados e discutem estratégias para reduzir o desperdício. Ao final, produzem um infográfico com sugestões para a comunidade escolar.
Considerando os objetivos da educação matemática contemporânea, analise as afirmativas a seguir:
I. Essa atividade promove o letramento matemático ao integrar conhecimentos matemáticos com questões sociais do cotidiano.
II. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico ao propor uma investigação sobre o consumo de água com base em dados reais.
III. Essa atividade limita-se à aplicação prática da aritmética, sem contribuir para a formação crítica dos estudantes.
IV. Essa atividade valoriza o protagonismo estudantil e o uso da matemática como ferramenta de intervenção social.
É correto o que se afirma em:

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.