QUESTÃO 6
A música está intrinsecamente presente no cotidiano dos indivíduos, manifestando-se de diversas formas e desempenhando papéis distintos conforme o contexto sociocultural. Cada grupo familiar ou coletivo social estabelece uma relação particular com a música, construindo significados próprios a partir de suas vivências e tradições. Enquanto expressão artística e comunicativa, a música se faz presente em múltiplas esferas da vida social e individual — seja por meio da escuta, do canto, da execução instrumental ou da dança. Sua presença é notável em rituais religiosos, celebrações familiares, práticas pedagógicas, brincadeiras infantis e manifestações festivas populares. Assim, constitui-se como um relevante instrumento de coesão e integração social, por carregar consigo valores históricos e culturais que fortalecem os vínculos identitários e comunitários.

O etnomusicólogo Alan Merriam, em sua obra A Antropologia da Música (1964), identificou diversas funções sociais da música, destacando sua importância na cultura humana. Suas categorias seguem sendo referência para pesquisadores contemporâneos.

Fonte: adaptado de: URIARTE, L. Z. Metodologia do Ensino de Música. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base na sistematização apresentada por Hummes que representa a função social da música, segundo Merriam, analise as afirmativas a seguir:

I. A música tem o poder de provocar respostas físicas nas pessoas, sendo essas reações muitas vezes moldadas por convenções culturais. Ela pode influenciar o comportamento de grupos, estimulando movimentos corporais e incentivando ações como dançar, pular ou se movimentar conforme os sons que são ouvidos.

II. A música expressa diretamente os valores de uma cultura, revelando seu interior sem filtros. Ela preserva e transmite tradições, histórias e mitos. Também educa, orientando comportamentos e reforçando normas sociais. Assim, contribui para a estabilidade cultural.

III. A música funciona como um recurso que apoia diversas atividades, tais como o ensino de idiomas e matemática, o desenvolvimento psicomotor, o entretenimento e prazer das crianças, além da divulgação da escola.

IV. A música é vista como um recurso que auxilia no aprendizado de outras disciplinas, com a ideia de que o desenvolvimento musical contribui para um melhor desempenho em outras áreas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
A música está intrinsecamente presente no cotidiano dos indivíduos, manifestando-se de diversas formas e desempenhando papéis distintos conforme o contexto sociocultural. Cada grupo familiar ou coletivo social estabelece uma relação particular

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

A música está intrinsecamente presente no cotidiano dos indivíduos, manifestando-se de diversas formas e desempenhando papéis distintos conforme o contexto sociocultural. Cada grupo familiar ou coletivo social estabelece uma relação particular ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.