Questão 2
A negligência ou a execução inadequada das edificações pode resultar em manifestações patológicas, como recalques, fissuras, infiltrações e corrosão, comprometendo a segurança dos usuários e a vida útil da edificação. Essas patologias geram custos adicionais de reparo, desvalorização do imóvel e, em casos graves, risco de colapso estrutural.

​Fonte: TONI, R. de.; MOI, S. V. Manutenção e Patologia das Edificações. Maringá: Unicesumar, 2022.​

Durante a vistoria em um piso de concreto recém-executado, foram observadas fissuras finas, superficiais, de traçado aleatório, surgidas poucos dias após a concretagem. Considerando o tipo e as causas dessas manifestações, é correto afirmar que essas fissuras são:
Alternativas
Alternativa 1:

Fissuras estruturais, provocadas por sobrecarga e excesso de armaduras.

Alternativa 2:

Fissuras provocadas por esforços cortantes, comuns na região de apoios de vigas.

Alternativa 3:

Fissuras de recalque diferencial, associadas a falhas no dimensionamento das fundações.

Alternativa 4:

Fissuras devido à corrosão das armaduras, indicando avanço de degradação da estrutura.

Alternativa 5:

Fissuras de retração, geralmente causadas pela perda de água na fase plástica ou endurecimento do concreto, sem relação com sobrecarga.

A negligência ou a execução inadequada das edificações pode resultar em manifestações patológicas, como recalques, fissuras

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

A negligência ou a execução inadequada das edificações pode resultar em manifestações patológicas, como recalques, fissuras ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.