A organização é primordial para que a aprendizagem na Educação infantil aconteça. É necessário conhecer os fundamentos históricos da infância, os direitos das crianças, como elas se desenvolvem, sobre a didática para que haja intencionalidade na ação pedagógica. Algumas orientações auxiliam ao professor determinar como o tempo pedagógico pode ser organizado, como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), que apresenta atividades que podem ser realizadas no cotidiano da Educação Infantil, como roda de história, a roda de conversa, hora das refeições, oficinas de desenho e pintura e cuidados com o corpo.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O planejamento deve ser flexível, sem considerar os imprevistos, mas levando em conta as contribuições dos alunos.
PORQUE
II. O planejamento deve considerar a realidade da escola e a particularidade de cada criança, suas necessidades e diferenças.
Assinale a alternativa correta:
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