Partida em Estrela:

Na fase inicial, os enrolamentos do motor são conectados em estrela (também conhecido como ligação em Y).

Isso é feito por meio de um dispositivo de comutação especializado chamado contator estrela.

Durante a partida em estrela, a tensão aplicada a cada bobina do motor é reduzida, resultando em uma corrente de partida mais baixa em comparação com a partida direta.

A corrente reduzida minimiza o impacto na rede elétrica durante o momento da inicialização.

Mudança para Triângulo:

Após um determinado período (geralmente alguns segundos), o sistema muda automaticamente para a configuração em triângulo.

O contator estrela é desativado, e um novo dispositivo de comutação, chamado contator triângulo, entra em ação.

Ao mudar para a configuração em triângulo, a tensão aplicada a cada fase do motor é aumentada para o valor nominal.

Com a mudança para a configuração em triângulo, a corrente do motor aumenta para o nível normal de operação.

A principal vantagem da partida estrela-triângulo é a redução da corrente de partida inicial, diminuindo o estresse tanto para o motor quanto para a rede elétrica. Isso é especialmente útil em situações em que a demanda de corrente no momento da partida pode ser um problema.

Vale ressaltar que a partida estrela-triângulo é mais comum em motores de média e alta potência, e seu uso pode depender das condições específicas do sistema elétrico e das características do motor.

 

Dessa forma, monte uma partida estrela-triângulo equivalente ao diagrama a seguir e responda às seguintes questões:

Fonte: ALGETEC. Soluções Tecnológicas em Educação. Bancada de instalações elétricas industriais e energia eólica. Salvador: Alfatec, [2021]. p. 185.

Fonte: ALGETEC. Soluções Tecnológicas em Educação. Bancada de instalações elétricas industriais e energia eólica. Salvador: Alfatec, [2021]. p. 185.

 

Parte Prática:

 

1 – Identificação do Motor: 

Apresente uma foto da placa de identificação do motor e destaque as seguintes informações:

  1. a) Corrente nominal para diferentes tensões (A).
  2. b) Fator de potência (cos φ) do motor (B).
  3. c) Número de polos e frequência de operação (C).

 

2 – Medições Elétricas:

Utilize um multímetro para medir e registrar:

  1. a) A corrente nominal do motor em operação contínua.
  2. b) A tensão em cada fase durante a transição estrela-triângulo.
  3. c) A corrente de pico no momento da transição para a configuração triângulo.

 

3 – Montagem e Operação:

  1. a) Realize a montagem prática da partida estrela-triângulo com os componentes disponíveis. Forneça uma foto ou esquema da montagem com os contatos do circuito devidamente identificados.
  2. b) Registre o comportamento do motor durante a transição e descreva qualquer anomalia observada, como ruídos ou vibrações.

 

Parte Teórica:

 

4 – Benefícios da Partida Estrela-Triângulo:

  1. a) Como a partida estrela-triângulo reduz a corrente de partida?
  2. b) Qual o impacto na rede elétrica?

 

5 – Comparativo com Outros Métodos de Partida:

  1. a) Compare a partida estrela-triângulo com a partida direta e a partida por inversor de frequência.
  2. b) Quais os prós e contras de cada método considerando custo e eficiência?

 

6 – Casos de Aplicação:

  1. a) Identifique uma situação em que a partida estrela-triângulo é inadequada e justifique.
  2. b) Explique em quais condições esse método é mais vantajoso.

 

Na fase inicial, os enrolamentos do motor são conectados em estrela (também conhecido como ligação em Y).

Por Colaborar Educacional

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