A partir da concepção apresentada por Clemente e Morosini (2021), o desenvolvimento da competência intercultural envolve não apenas o domínio de habilidades específicas, mas também a mobilização de atitudes fundamentais para a convivência em contextos culturais diversos. Tais atitudes favorecem uma postura crítica, aberta e ética diante da diversidade cultural.
Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 7, e021001, p. 17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622. Acesso em: 29 abr. 2025.
Com base nas ideias apresentadas, no que expressa os elementos necessários para o desenvolvimento da competência intercultural, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Racionalidade técnica e rigor na padronização de comportamentos culturais.
Alternativa 2 – Neutralidade cultural e distância emocional nas interações.
Alternativa 3 – Empatia, respeito, flexibilidade e capacidade de adaptação diante do diferente.
Alternativa 4 – Rejeição de práticas divergentes como forma de manter a coesão social.
Alternativa 5 – Adoção de códigos culturais dominantes como medida de eficiência social.
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