QUESTÃO 10
A partir da LDB 9.394/96, a disciplina de Prática de Ensino passou a ser um eixo articulador do currículo nos cursos de Licenciatura.

 

​BRASIL. Lei n.º 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.​ Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.​ Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996.

 

Baseados neste contexto, leia as afirmações e assinale a alternativa correta.

I. As transformações ocorridas em decorrência dos movimentos da década de 1990 modificaram a concepção sobre a Prática de Ensino na formação docente, que passou a ser vista como o caminho para se conhecer a realidade escolar.

II. A formação docente não era pautada no aprendizado, pois sendo o professor detentor do conhecimento pedagógico, não havia mais necessidade de recursos para o aprendizado.

III. A integração entre teoria e prática possibilitou que a formação docente se tornasse muito mais eficiente. Isso porque, além de conhecer as teorias e métodos pedagógicos necessários à prática docente, o futuro professor vivenciaria a realidade escolar, o que lhe permitiria interagir dentro desse processo.

IV. A iniciativa das ações educacionais fica a critério dos Estados, Municípios e escolas, pela primeira vez. A lei educacional deixa a União com o papel de coordenador, abrindo espaço para a autonomia.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.

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