QUESTÃO 7
Analise os trechos a seguir:

Texto 1:

A partir do final da década de 1950 e início da década de 1960, a sociedade civil intensificou suas reivindicações por mudanças sociais por meio de movimentos populares. Nesse contexto surgiu a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei nº 4.024 de 1961, que circulou, no Art. 27, a obrigatoriedade do ensino primário a partir dos 7 anos e previu a organização de aulas especiais ou cursos supletivos para adultos, adequados ao nível de desenvolvimento.

 

Fonte: BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4024.htm. Acesso em: 2 jan. 2025.

 

Texto 2:

Impulsionadas pelas ideias de Paulo Freire, surgiram discussões sobre o analfabetismo nacional de uma nova perspectiva, na década de 1960. O educador sistematizou uma educação visando dar intencionalidade política à educação escolar para adultos. Assim, houve um destaque a novas abordagens pedagógicas, apoiando a educação como um instrumento de conscientização, voltado para o desenvolvimento de uma compreensão crítica da realidade.

 

Fonte: SOUZA, M. A. Educação de jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012.

 

Com base nas análises textuais, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – O Art. 27 da Lei nº 4.024 de 1961 obrigava a alfabetização de adultos, ignorando a educação primária para crianças.
Alternativa 2 – A Lei nº 4.024 de 1961 foi elaborada exclusivamente para tratar de questões ligadas à alfabetização de jovens e adultos.
Alternativa 3 – Paulo Freire idealizou a Lei nº 4.024 de 1961 para priorizar as aulas de alfabetização de adultos com intencionalidade política em todos os níveis educacionais.
Alternativa 4 – A Lei nº 4.024 de 1961 foi a primeira legislação a propor a obrigatoriedade do ensino primário a partir dos 7 anos, além de contemplar medidas para educação de adultos.
Alternativa 5 – O movimento liderado por Paulo Freire nos anos de 1960 foi diretamente responsável pela inclusão da obrigatoriedade do ensino primário a partir dos 7 anos na Lei nº 4.024.

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