QUESTÃO 34
Texto 1
Em Raízes do Brasil (São Paulo, Companhia das Letras, 2016),
Sérgio Buarque de Holanda argumenta que as formas de convívio social no país seriam ditadas preferencialmente por uma ética de fundo emotivo: a cordialidade. No entanto, a cordialidade
não seria sinônimo de afetividade ou de gentileza. Ela corresponderia a um mecanismo de defesa do indivíduo diante da sociedade e reforçaria sentimentos particularistas e antipolíticos,
característicos do ambiente doméstico. Ao tipo social guiado
pela ética da cordialidade, o autor dá o nome de homem cordial.
Texto 2
“Sabe, no fundo eu sou um sentimental
Todos nós herdamos no sangue lusitano uma boa dosagem de
lirismo (além da sífilis, é claro)
Mesmo quando as minhas mãos estão ocupadas em torturar,
esganar, trucidar
Meu coração fecha os olhos e sinceramente chora…
(…)
Se trago as mãos distantes do meu peito
É que há distância entre intenção e gesto”
(Trecho da canção “Fado Tropical”, de Chico Buarque de Holanda, 1973).
Tendo em vista os textos 1 e 2, é possível afirmar que o homem
cordial
a) manifesta adesão a normas de convívio pessoalizadas, marcadas pela ética da cordialidade e pela centralidade de vínculos privados mesmo em espaços coletivos e públicos.
b) é um tipo social que se originou na colonização portuguesa,
marcado pela ética emotiva e solidária da cordialidade e por
uma prática de cunho coletivo e supraindividual.
c) percebe, como ambiente propício ao seu desenvolvimento
individual, a vida em sociedade; para ele, a ética da cordialidade permite a impessoalidade dos vínculos sociais.
d) manifesta um apego aos valores da personalidade configurada pelo recinto doméstico, ambiente próprio da concorrência entre os cidadãos.
Objetivo da Questão
A questão procurou explorar de modo transversal tópicos presentes no itinerário de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas,
abordando temas como desigualdades de gênero, Estado, família, democracia, diferença, socialização e ética.
I – Conceitos fundamentais:
O indivíduo como ser social; a inserção em grupos sociais: família, escola, vizinhança, trabalho; relações e interações sociais;
sociabilidade e socialização.
II – Dimensões sociais
Cultura e comunicação de massa: música, televisão, internet,
cinema, artes, literatura; estilos de vida e sociabilidades.
A questão foi avaliada pelo revisor como de nível médio, o que
se confirmou. Como o revisor apontou, a capacidade de leitura
dos trechos, mas também de mobilização do conceito apresentado se fazia necessária para a correta resolução da questão.
Trata-se de uma pergunta de cunho teórico que, em termos
práticos, resulta no estímulo ao raciocínio abstrato.
Alternativa Correta: A
Trata-se da alternativa correta porque compreende que o homem cordial é uma representação da forma como os vínculos
privados organizam a vida coletiva.
A alternativa b é incorreta, pois compreende a cordialidade
como prática solidária e que está inscrita na lógica coletiva,
quando está sobrepondo os interesses privados à lógica coletiva.
A alternativa c é incorreta porque a ética da cordialidade está
baseada na pessoalidade dos vínculos sociais.
A alternativa d é incorreta porque confunde os espaços privado
e público ao tratar do recinto doméstico como o espaço de concorrência entre os cidadãos.
Desempenho dos candidatos
Trouxemos um texto clássico da sociologia brasileira, e um debate que se incorporou ao senso comum. No entanto, notamos,
aqui também, a maior dificuldade dos/as candidatos/as em lidar
com definições mais abstratas e complexas de conceitos mobilizados em seu cotidiano. Este segue sendo o grande desafio da
Sociologia no VU.
Comentários Gerais
Quanto ao grau de facilidade/dificuldade, a questão foi considerada de média dificuldade.
Texto comum às questões 35 e 36.
Leia o trabalho da grafiteira e muralista Simone Siss (Texto 1),
reconhecida por abordar temáticas femininas em sua obra.
Texto 1
Abri 1 livro. Me li inteira!
Sim… Eu falo meus nãos.
Sou Maria… E vou com as outras!
Moro mesmo dentro de mim.
(SISS, S. O que tenho dentro de nós. Grafite em muro no centro de Campinas. 2024.
Reprodução fotográfica
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