Questão 5
Texto 1
A reflexão sobre o currículo é fundamental, uma vez que, como pontua Apple (2001), ele se manifesta como um instrumento de poder. Quando sua definição é orientada por certos grupos sociais, torna-se evidente quais projetos são disseminados através das políticas curriculares.
APPLE, M. Educação e Poder. Portugal: Porto, 2001.
Texto 2
A aplicação do currículo, na prática, escolar, ou currículo real, requer elementos da cultura organizacional e inclui tanto as aprendizagens formalmente previstas quanto as informalmente adquiridas, que constituem o currículo oculto. Portanto, para a construção de uma proposta curricular eficaz, é essencial que os responsáveis pela sua elaboração reconheçam os desafios relacionados à implementação do currículo formal e as diversas aprendizagens que ocorrem nas escolas.
TAPOROSKY, Barbara Cristina Hanauer. Organização Legislativa do Ensino Contemporâneo. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – O currículo é exclusivamente um instrumento de poder e não pode ser influenciado por outros fatores sociais ou culturais.
PORQUE
II – A implementação do currículo nas escolas deve considerar tanto o currículo formal quanto as aprendizagens informais, o que é um desafio reconhecido pelos responsáveis pela elaboração das propostas curriculares.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A reflexão sobre o currículo é fundamental, uma vez que, como pontua Apple (2001), ele se manifesta como um instrumento de poder. Quando sua definição é orientada por certos grupos sociais, torna-se evidente quais projetos são disseminados através das políticas curriculares.
APPLE, M. Educação e Poder. Portugal: Porto, 2001.
Texto 2
A aplicação do currículo, na prática, escolar, ou currículo real, requer elementos da cultura organizacional e inclui tanto as aprendizagens formalmente previstas quanto as informalmente adquiridas, que constituem o currículo oculto. Portanto, para a construção de uma proposta curricular eficaz, é essencial que os responsáveis pela sua elaboração reconheçam os desafios relacionados à implementação do currículo formal e as diversas aprendizagens que ocorrem nas escolas.
TAPOROSKY, Barbara Cristina Hanauer. Organização Legislativa do Ensino Contemporâneo. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – O currículo é exclusivamente um instrumento de poder e não pode ser influenciado por outros fatores sociais ou culturais.
PORQUE
II – A implementação do currículo nas escolas deve considerar tanto o currículo formal quanto as aprendizagens informais, o que é um desafio reconhecido pelos responsáveis pela elaboração das propostas curriculares.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

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