RITTER, Ana Carolina; NIGRO, Thanise Pitelli de. Controle higiênico-sanitário de alimentos. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. p. 177.
Leia o relato a seguir:
“Carla tem vinte e cinco anos e recentemente começou a trabalhar, em meio período, em uma cozinha industrial, ajudando diretamente no preparo de alimentos. Como está próximo de seu aniversário, na manhã de hoje, antes do trabalho, Carla resolveu ir ao salão de beleza, fez as unhas e pintou com um esmalte de cor vermelha, além de cortar a alisar o cabelo, em um procedimento onde não poderia prender os cabelos por no mínimo doze horas. Ao chegar ao trabalho, vestiu seu avental, tirou anéis, relógios, pulseiras, brincos e colar e se dirigiu à cozinha, onde começou a picar a carne que seria utilizada na refeição. Imediatamente sua coordenadora a repreendeu com uma advertência”.
Com base no relato e nas características das regras de higiene pessoal determinadas pela ANVISA para manipuladores de alimentos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Carla foi repreendida pela coordenadora por se encontrar com os cabelos soltos e com esmalte nas unhas.
PORQUE
II. Os cabelos devem ser mantidos presos para não cair sobre os alimentos, uma vez que possuem milhares de microrganismos por milímetros; da mesma forma, as unhas não devem ser esmaltadas, pois, o esmalte é uma fonte de contaminação física e química.
A respeito das asserções e a relação proposta entre elas, assinale a alternativa correta.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.