A saída do amplificador de erro compartilha uma entrada comum para o comparador com o circuito de limitação e desligamento de corrente e pode ser sobreposta por sinais de qualquer uma dessas entradas. Esse ponto comum também está disponível externamente e pode ser empregado para controlar o ganho ou compensar o amplificador de erro ou para fornecer controle adicional ao regulador.

 

Fonte: TEXAS INSTRUMENTS INCORPORATED. UC1524, UC2524, UC3524 – Advanced Regulating Pulse Width Modulators. Dallas: Texas Instruments, 2002.

 

Atividade MAPA

 

Com base no conhecimento da PWM e do exemplo dado, analise o circuito a seguir dado na Figura 2:

Figura 2  − PWM com NE555.

Na Figura 2 temos um timer NE555 atuando como gerador de PWM.

1) (1,0 ponto). O estudante deverá montar o circuito e simulá-lo no ambiente LTSpice conforme apresentado e obter as formas de onda dos pontos identificados:

 – Pulso_de_trigger.

– MODULAÇÃO.

– V_C1.

– Vout.

Observação: o circuito montado pelo estudante deve ser anexado na resposta dessa questão.

2) O estudante deverá realizar o agendamento de prática no seu polo de apoio presencial e:

  1. a) (0,5 ponto). Realizar o experimento utilizando a maleta de eletrônica analógica com os recursos disponíveis nela, podendo variar os valores de resistor e capacitor para valores próximos caso necessário, obtendo cada forma de onda de acordo com os itens da questão 1.

Para essa etapa da atividade, o estudante ou sua equipe formada por até cinco estudantes deverá realizar o experimento e registrá-lo por meio de foto digital (pode utilizar smartphone). A foto deverá ser anexada nesta questão. 

Observação: mesmo que a atividade seja realizada em equipe, cada estudante deverá entregar o seu próprio arquivo MAPA de forma individual.

Dicas:

– Para gerar os sinais, o estudante deve utilizar o gerador de funções AFG1022 com dois canais de saída, sendo um para a MODULAÇÃO e o outro para o Pulso_de_trigger.

– Utilizar o osciloscópio digital para capturar as formas de onda do circuito.

  1. b) (1,0 ponto). Uma vez montado o circuito, o estudante deverá apresentar as formas de onda dos mesmos pontos da questão 1 (Pulso_de_trigger, MODULAÇÃO, V_C1 e Vout), só que agora a partir do circuito físico.
  2. (1,0 ponto). O estudante deverá explicar o que significa cada sinal obtido na questão 2 e sua relação na PWM.

 

 

A saída do amplificador de erro compartilha uma entrada comum para o comparador com o circuito de limitação

Por Colaborar Educacional

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