A síndrome metabólica é uma junção de fatores de risco para doenças cardiovasculares que incluem a obesidade central, a hipertensão arterial, o diabetes melito, e as dislipidemias. A principal consequência da síndrome metabólica é o aumento do risco da doença arterial coronariana. Nesse sentido, é de grande importância saber identificar as alterações metabólicas relevantes no contexto clínico das dislipidemias e da síndrome metabólica, bem como, conhecer as diferentes ferramentas utilizadas para o diagnóstico.
Considerando o diagnóstico das dislipidemias e da síndrome metabólica, avalie as afirmativas abaixo:
I. O diagnóstico das dislipidemias se baseia na avaliação laboratorial dos parâmetros lipídicos e das apolipoproteínas.
II. O diagnóstico de síndrome metabólica requer a combinação de, pelo menos, três dos critérios expostos de acordo com o National Cholesterol Education Program’s Adult Treatment Panel III (NCEP – ATP III): obesidade abdominal, dislipidemias e hipertensão arterial.
III. A avaliação dos componentes da síndrome metabólica deve seguir um rigor e padronização no que se refere à medida do perímetro da cintura, da glicemia em jejum e ausculta da pressão arterial, assim como seguir a descrição realizada previamente sobre a dosagem de lipídios e lipoproteínas.
IV. A classificação etiológica das dislipidemias considera as causas primárias ou secundárias. Sendo as causas primárias aquelas oriundas do estilo de vida inadequado, comorbidades e/ou de uso contínuo de medicamentos, e as causas secundárias as nas quais o distúrbio lipídico é de origem genética.
É correto o que se afirma em:

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.