Questão 9
A sociolinguística é uma teoria que define a língua como “[…] intrinsecamente heterogênea, múltipla, variável, instável e está sempre em desconstrução e em reconstrução. Ao contrário de um produto pronto e acabado, de um monumento histórico e feito de pedra e cimento, a língua é um processo, um fazer-se permanente e nunca concluído”. (BAGNO, 2007, p. 36).
BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

Fonte: Idioma Brasil (2015, on-line).

Fonte: Idioma Brasil (2015, on-line).
IDIOMA BRASIL. Regionalismos – Pipa. Blog Idioma Brasil, 26 jun. 2015. Disponível em: https://idiomabrasil.com/category/regionalismos/. Acesso em: 28 abr. 2020.
Considerando a concepção de língua para a sociolinguística, analise as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas.
I) A Sociolinguística pensa a língua como algo que extrapola as fronteiras da homogeneidade solidificada em regras fixas e com pouca possibilidade de avaliação contextual, considerando sempre a dinâmica relacional das pessoas em sociedade.
PORQUE
II) A diversidade social também se estende à língua que, por conta da sua condição heterogênea e de processo inacabado, proporciona uma infinidade de possibilidades de nomeação dos objetos que fazem parte do cotidiano humano.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.