A toxicidade de algumas substâncias é normalmente representada por um índice conhecido como DL50 (dose letal mediana). Ele representa a dosagem aplicada a uma população de seres vivos que mata 50% desses indivíduos e é normalmente medido utilizando-se ratos como cobaias. Esse índice é muito importante para os seres humanos, pois ao se extrapolar os dados obtidos com o uso de cobaias, pode-se determinar o nível tolerável de contaminação de alimentos, para que possam ser consumidos de forma segura pelas pessoas. O quadro apresenta três pesticidas e suas toxicidades. A unidade mg/kg indica a massa da substância ingerida pela massa da cobaia.

Questão 091 – ENEM 2017 -

 

Sessenta ratos, com massa de 200 g cada, foram divididos em três grupos de vinte. Três amostras de ração, contaminadas, cada uma delas com um dos pesticidas indicados no quadro, na concentração de 3 mg por grama de ração, foram administradas para cada grupo de cobaias. Cada rato consumiu 100 g de ração.

Qual(ais) grupo(s) terá(ão) uma mortalidade mínima de 10 ratos?

A) O grupo que se contaminou somente com atrazina.

B) O grupo que se contaminou somente com diazinon.

C) Os grupos que se contaminaram com atrazina e malation.

D) Os grupos que se contaminaram com diazinon e malation.

E) Nenhum dos grupos contaminados com atrazina, diazinon e malation.

Solução

A quantidade de pesticida ingerida por cada rato, após o consumo de 100 g da ração, é:

3 mg de pesticida ———– 1 g da ração

x ——————————— 100 g da ração

x = 300 mg de pesticida

 

Como a toxicidade de cada substância é avaliada com base na massa do indivíduo, devemos calcular a razão entre a quantidade de pesticida ingerida (300 mg) e a massa de cada rato (200 g ou 0,2 kg). Portanto, temos:

300 mg de pesticida ——— 200 g (massa do rato)

y ———————————- 1000 g (massa corporal)

y = 1500 mg/1000 g, que pode ser interpretado como 1500 mg/kg

 

– Diazinon: causa a morte de 50% dos indivíduos com uma dosagem de 70 mg/kg. Portanto, com uma dosagem de 1.500 mg/kg, é esperado que mais de 50% dos ratos do grupo experimental venham a falecer.

– Malation: causa a morte de 50% dos indivíduos com uma dosagem de 1.000 mg/kg. Assim, com uma dosagem de 1.500 mg/kg, é esperado que mais de 50% dos ratos do grupo experimental venham a falecer.

– Atrazina: causa a morte de 50% dos indivíduos com uma dosagem de 3.100 mg/kg. Dessa forma, com uma dosagem de 1.500 mg/kg, é esperado que menos de 50% dos ratos do grupo experimental venham a falecer.

Os grupos que apresentarão uma mortalidade mínima de 10 ratos, ou seja, a morte de pelo menos 50% dos ratos do grupo experimental, são os que ingeriram diazinon e malation.

Alternativa D

A toxicidade de algumas substâncias é normalmente representada por um índice conhecido como DL50 (dose letal mediana).

Por Colaborar Educacional

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

A toxicidade de algumas substâncias é normalmente representada por um índice conhecido como DL50 (dose letal mediana). ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.