QUESTÃO 4

TEXTO 1

A transmodernidade, proposta por Enrique Dussel, apresenta-se como alternativa crítica à modernidade ocidental, não para rejeitá-la totalmente, mas para transformá-la mediante diálogo intercultural. Essa perspectiva valoriza epistemologias indígenas, africanas e asiáticas, desafiando o eurocentrismo e promovendo uma ecologia de saberes (Santos, 2010), capaz de integrar razão e fé, universalidade e particularidade. Na teologia, essa abordagem critica a herança colonialista que instrumentalizou a religião para legitimar a dominação (Dussel, 1979; Ramos, 2024). A proposta transmoderna aponta para uma hermenêutica plural, multicultural e pós-colonial, fundada na ética da alteridade (Lévinas, 1993), que exige responsabilidade radical pelo outro.​

Fonte: adaptada de: ​LIMA, Eduardo Sales de; RAMOS, Jonas Brustulin.Teologias Contemporâneas. – Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

TEXTO 2

​Uma comunidade cristã em um país latino-americano decidiu desenvolver um projeto pastoral intercultural. O objetivo era integrar práticas espirituais indígenas (como rituais de cuidado com a terra) ao culto cristão, sem abandonar elementos litúrgicos ocidentais. No entanto, parte da liderança resistiu, alegando que adotar práticas indígenas equivaleria a rejeitar totalmente a tradição moderna e europeia herdada do cristianismo. Diante do impasse, o conselho pastoral refletiu sobre a proposta de Enrique Dussel e concluiu que a transmodernidade não significa abandonar a modernidade, mas transformá-la por meio da integração crítica de múltiplas tradições.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A transmodernidade, conforme Enrique Dussel, caracteriza-se por rejeitar totalmente a modernidade ocidental, propondo um retorno exclusivo às epistemologias indígenas, africanas e asiáticas.

PORQUE

II . Esse paradigma busca superar o eurocentrismo, valorizando o diálogo intercultural e a integração de saberes diversos, sem hierarquizá-los, a fim de construir uma teologia plural, democrática e inclusiva.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.

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