Fonte: LIPINSKI, A. C. Perícias criminais. Curitiba: Contentus, 2020, p. 58.
A identificação das características das lesões pode ser fundamental para que o perito criminal identifique a provável arma do crime. Assim, analise o relato a seguir.
Um perito criminal ao atender um local de crime caracterizado como latrocínio (roubo com resultado morte), analisou as lesões no cadáver na região do braço direito e cabeça. As lesões tinham como característica: bordas lisas, regulares e afastadas, com solução de continuidade dos tecidos; fratura nos ossos do crânio e do úmero; sem ponte de tecidos entre as bordas com comprimento de 15 centímetros. O perito fora previamente informado que o suspeito do crime carregava um machado quando foi preso, e este apresentava uma lâmina com comprimento de 15 centímetros. Com essa informação e com base nas características das lesões, o perito concluiu que as lesões apresentavam compatibilidade com o machado que o suspeito possuía.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O perito criminal do relato chegou à conclusão correta, uma vez que as lesões observadas apresentavam características de feridas cortocontusas, e que essas podem ser produzidas por machados.
PORQUE
II. Um machado é caracterizado como um instrumento cortocontundente porque são constituídos por uma grande área metálica densa e pesada, onde é inserido um gume (área cortante), porém com pouca afiação se comparado a instrumentos como facas (instrumentos cortantes).
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
