QUESTÃO 7

 

A valorização da dança na educação tem crescido no meio acadêmico brasileiro, mas as pesquisas, frequentemente, concentram-se em análises contemporâneas. Isso gera uma lacuna na compreensão histórica sobre como a dança se tornou um conteúdo tão relevante na formação dos profissionais de Educação Física. A dança, seja nas escolas (em festividades ou como parte de disciplinas) ou nas universidades, manifesta-se de diversas formas. Sua presença e significado variam muito, dependendo do período e dos projetos educacionais em vigor. Essa diversidade reforça a necessidade de um olhar mais aprofundado sobre seu percurso histórico para que se compreendam melhor suas metodologias, objetivos e o papel que desempenha na educação.

 

Fonte: CHAVES, E.; CÔRTES, G. P. (org.). Dança: educação, lazer e arte nos percursos de pesquisa do grupo Edudança. Belo Horizonte: Utopika Editorial, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/236766/versao%20online%20DANCA%20-%20EDUCACAO%2C%20LAZER%20E%20ARTE%20NOS%20PERCURSOS%20DE%20PESQUISA%20DO%20GRUPO%20EDUDANCA_Layout%201.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 1 out. 2025.

em relação à dança na educação física, analise as afirmativas a seguir:

I. A dança, por representar pura arte, não deve ser trabalhada na educação física, ainda que seus elementos possam ser explorados no processo de formação dos estudantes e futuros profissionais.

II. Podemos elaborar a hipótese de que existem duas formas de dança, sendo a arte e a não arte, as quais apresentam características e objetivos diferentes.

III. A dança sempre cumprirá a função educativa de formação integral do ser humano, já que a prática em si, envolve isso, independemente da forma como seja abordada e conduzida.

IV. O objetivo da dança na educação física deve anular qualquer indício de arte, aproximando-se dos aspectos da atividade ao exercício físico, possibilitando, assim, explorar a dança em toda sua potencialidade.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.