QUESTÃO 10
A valorização real é igual à valorização nominal, menos a taxa de inflação do período. Assim, se a taxa de câmbio variar 20% no mês, mas a inflação alcançar também 20%, teremos apenas uma desvalorização nominal (de 20%), mas não desvalorização real. Nesse caso, se o objetivo da política econômica é melhorar o saldo da balança comercial, aumentando a competitividade das exportações, e inibir a compra de produtos importados, o efeito seria nulo: o estímulo representado pela desvalorização nominal foi anulado pelo aumento dos preços internos. Só ocorrerá desvalorização real se a desvalorização nominal superar a taxa de inflação.

Fonte: Vasconcellos, M. A. S; Garcia, M. E. Fundamentos de economia. 5. ed. – São Paulo: Saraiva, 2014.

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – Desvalorização nominal e real da taxa de câmbio são conceitos idênticos.
Alternativa 2 – A valorização real da moeda sempre será igual à taxa de câmbio nominal, sem considerar a inflação.
Alternativa 3 – A desvalorização real ocorre apenas quando a variação nominal da taxa de câmbio supera a inflação interna.
Alternativa 4 – O aumento dos preços internos não influencia a efetividade da desvalorização nominal sobre as exportações.
Alternativa 5 – A desvalorização nominal da moeda é suficiente para aumentar a competitividade das exportações, independentemente da inflação interna.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.