A zona de desenvolvimento real diz respeito ao conjunto de competências e conhecimentos que o indivíduo já domina e aplica de maneira autônoma, sem necessitar de mediação externa. Esse conceito representa as aquisições já consolidadas no processo de aprendizagem, evidenciando aquilo que foi assimilado e pode ser reproduzido independentemente. De acordo com Rego (2014, p. 72), o nível de desenvolvimento real corresponde às estruturas cognitivas estabilizadas, ou seja, àquelas que o sujeito consegue mobilizar sem o suporte de indivíduos mais experientes, como pais, professores ou colegas. Esse nível demonstra os estágios de desenvolvimento já concluídos, diferenciando-se das potencialidades futuras, que ainda dependem de interação social para serem efetivamente desenvolvidas.
LORO, A. P.; LEÃO JUNIOR, C. M.; PIMENTEL, G. G. de A.; MACEDO, J. R.; FUGI, N. C. Jogos, brinquedos e brincadeiras. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
Com base no conceito de zona de desenvolvimento real, segundo Rego (2014), assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Corresponde ao conjunto de habilidades que o indivíduo ainda não consolidou ou aplicou sozinho.
Alternativa 2 – Refere-se às habilidades que o indivíduo ainda não domina e precisa de ajuda para desenvolver.
Alternativa 3 – Representa as capacidades que o indivíduo já adquiriu e consegue aplicar de forma independente.
Alternativa 4 – É o potencial que pode ser desenvolvido com a mediação de uma pessoa mais experiente.
Alternativa 5 – Abrange as competências que o indivíduo pode alcançar por meio da interação social.
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