MAPA – PED – PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 52_2025 Em nosso percurso pelas dificuldades e problemas de aprendizagem, vimos como a diferenciação entre ambos é complexa e ainda gera discordâncias no âmbito acadêmico. Todavia, na avaliação de crianças que apresentam alterações de aprendizagem, um elemento em comum se destaca: segundo Fernandes et al. (2015), o fato de ao menos 50% dos sujeitos nesta condição apresentarem alterações no desenvolvimento da coordenação motora. O processo de aquisição das competências de leitura, escrita e aritmética envolve uma série de habilidades psicomotoras e desenvolvimentos neuropsicológicos que, ao não terem sido adequadamente estabelecidos, reverberarão na capacidade de aprendizagem dos sujeitos (José; Coelho, 2009). O aprender corporal antecede o abstrato, por isso que a brincadeira, o jogo livre e dirigido e a exploração do ambiente e diferentes situações são fundamentais para o pleno desenvolvimento cognitivo da criança. Considerando o exposto e a importância dos pré-requisitos necessários para a aquisição da leitura, escrita e raciocínio lógico matemático, convido você a conhecer um pouco mais sobre dois jogos: jogo da amarelinha e careca e cabeludo. ​O jogo da amarelinha contempla a necessidade de desenhar o gráfico do jogo no chão; enumerar em sequência; atirar a pedra no quadrado; pular com um e ambos os pés; e pegar a pedra sem pisar fora do limite. ​Já o jogo careca cabeludo consiste em um mestre falar alternadamente as palavras que dão nome à brincadeira, enquanto os participantes precisam ficar em pé quando se fala cabeludo e agachar quando se fala careca. Sai da brincadeira quem confundir a posição solicitada. Agora que você conhece os jogos, verifique quais habilidades são estimuladas durante sua execução e seu impacto na alfabetização. Para realizar sua atividade, você deverá seguir os seguintes passos: a) Identifique quais habilidades são estimuladas no jogo da amarelinha. b) Identifique quais habilidades são estimuladas no jogo careca cabeludo. c) Elabore um texto argumentativo (mínimo de 25 e máximo 35 linhas), definindo as habilidades identificadas em ambas as brincadeiras e exemplificando quais os possíveis impactos na alfabetização caso as habilidades não sejam estabelecidas adequadamente.
Agora que você conhece os jogos, verifique quais habilidades são estimuladas durante sua execução e seu impacto na alfabetização

Por Colaborar Educacional

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

Agora que você conhece os jogos, verifique quais habilidades são estimuladas durante sua execução e seu impacto na alfabetização ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.