QUESTÃO 2

Analise o caso abaixo:

Akin, de 14 anos, vive em uma comunidade quilombola, no interior da Bahia. Sua escola segue a modalidade de Educação Escolar Quilombola, garantindo um currículo que valoriza a cultura, a história e os saberes tradicionais de seu povo. Além das disciplinas regulares, ele aprende sobre a luta dos quilombolas, práticas agrícolas sustentáveis ​​e o papel da oralidade na preservação de sua identidade. Akin aprende conhecimentos para além da sala de aula: os anciãos ensinam sobre plantas medicinais, enquanto sua família compartilha conhecimentos ancestrais.

Fonte: Elaborado pela professora.

Agora, considere o texto a seguir:

Os quilombos estabeleceram uma relação singular com a natureza, na qual os antigos escravizados se tornaram camponeses. O vínculo com a terra passou a ser essencial para suas sobrevivências. Precisaram cultivar o solo para obter recursos necessários, construir moradias e resgatar suas tradições culturais, garantindo assim a preservação de sua identidade e modos de vida. Dessa forma, o uso coletivo da terra quilombola, enraizado na ancestralidade, constitui a base física e simbólica desses grupos. Seu valor está na satisfação das necessidades compartilhadas, que abrangem aspectos simbólicos, tradições e preservação cultural. Nesse contexto, território, cultura e identidade étnica se entrelaçam, garantindo a continuidade dessas comunidades.

Fonte: CARRIL, L. F. B. Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 69, p. 539-564, abr.-jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/L9vwgCcgBY6sF4KwMpdYcfK/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 2 jan. 2025.

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a proposição entre elas:

I. O ensino específico para a realidade quilombola permite que Akin compreenda a história de sua comunidade e desenvolva habilidades para atuar na preservação do patrimônio cultural e ambiental de seu território.

PORQUE

II. O currículo quilombola é idêntico ao convencional, pois o objetivo principal da Educação deve ser estabelecer uma base comum, a fim de que todos concluam a Educação Básica com os mesmos conhecimentos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

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