Além das onicomicoses, outra condição que pode afetar as unhas é a psoríase. A psoríase ungueal, uma manifestação da psoríase, pode apresentar sintomas semelhantes aos das infecções fúngicas, como espessamento das unhas, descoloração e fragilidade. No entanto, a psoríase ungueal também pode causar alterações distintas, como “pontos de óleo” ou “pitting” (pequenas depressões na superfície da unha) e estrias. Devido a essas semelhanças, é essencial ao profissional podologista saber como agir e atuar na diferenciação da onicomicose e da psoríase ungueal, garantindo um diagnóstico preciso e um tratamento adequado ao paciente.
Elaborado pelo professor.
Dessa forma, futuro podologista, é imprescindível que você tenha o conhecimento a respeito dessas patologias, bem como conheça as suas principais características. Para isso, convido você a aprofundar seus conhecimentos com a execução desta atividade, vamos lá?
ETAPA 1: leia o artigo de revisão de Santos e Duarte (2019) intitulado ONICOMICOSES: IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS PATÓGENOS E MANEJO CLÍNICO, disponibilizado no link a seguir e, também, em Arquivos> Material da disciplina.
Artigo disponível em: https://iajp.com.br/index.php/IAJP/article/view/9/19 (copie e cole em seu navegador de internet).
ETAPA 2: responda ao que se pede:
Com base no artigo científico sugerido para leitura na etapa 1, responda às questões a seguir:
- a) Cite e descreva três aspectos clínicos da onicomicose.
- b) A psoríase ungueal pode ser subdiagnosticada devido à onicomicose, pois ambas as condições podem apresentar sintomas semelhantes, como alterações na cor, espessamento e fragilidade das unhas, o que pode levar a diagnósticos incorretos ou tardios. O que é necessário para diferenciar essas duas patologias e não ocorrer erros no tratamento?
- c) O “exame microscópico com KOH (hidróxido de potássio) a 10%” e a “cultura de fungos” são usados para a confirmação ou exclusão de uma onicomicose, frente a demais suspeitas, como, por exemplo, a de psoríase ungueal. Segundo o artigo sugerido, discorra sobre esses dois exames laboratoriais.
- d) Uma vez identificada a onicomicose no paciente, o emprego de equipamentos físicos no tratamento se torna uma opção muito utilizada e cientificamente comprovada. Descreva a inativação fotodinâmica em onicomicose.
Bons estudos!
____________________________________________
Orientações para desenvolver sua Atividade MAPA:
- Leia o livro da disciplina.
- Assista às aulas conceituais e ao vivo.
- Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=_H9__j2b8HM (copiar e colar no navegador de internet).
- Baixe o “Modelo de entrega do MAPA”, disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
- Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
- Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
- Evite plágio de informações, nesse caso, insira a referência utilizada para consulta das respostas.
*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
