QUESTÃO 9
“[…] Amar a música é sentir-se responsável pela sua vida, através de um trabalho incessante de nossas próprias capacidades técnicas sempre tão frágeis e tão facilmente comprometedoras, e isso ligado a um sentimento de humildade, de força, de afeto, sem os quais todo o esforço se esteriliza.
DECKERT, M. Educação musical da teoria à prática na sala de aula. São Paulo: Moderna, 2012.
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil estabelece que “a música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio”.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Disponível em: <https://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf>. Aces-
so em: 09 abr. 2019.
É olhando para estas afirmativas de que a música é uma linguagem, que acreditamos na necessidade da aplicabilidade dela em sala de aula. Pautando-se nas afirmações, analise as assertivas a seguir que correspondem à importância da linguagem musical no desenvolvimento da criança de 5 a 6 anos.
I. Desenvolve as estruturas do pensamento, tornam-se cada vez mais aptas a perceber os parâmetros do som.
II. A música é assimilada por imagens, depois por imagens-símbolos, seguida da representação.
III. Senso de tonalidade apresenta instabilidade, tornando-se no início da etapa.
IV. Consegue cantar, de maneira cuidadosa, a maioria das canções apreendidas.
V. Resposta mais comum ao ritmo: palmas e movimentos curtos são mais fáceis de controlar.
É correto o que se afirma em
DECKERT, M. Educação musical da teoria à prática na sala de aula. São Paulo: Moderna, 2012.
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil estabelece que “a música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio”.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Disponível em: <https://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf>. Aces-
so em: 09 abr. 2019.
É olhando para estas afirmativas de que a música é uma linguagem, que acreditamos na necessidade da aplicabilidade dela em sala de aula. Pautando-se nas afirmações, analise as assertivas a seguir que correspondem à importância da linguagem musical no desenvolvimento da criança de 5 a 6 anos.
I. Desenvolve as estruturas do pensamento, tornam-se cada vez mais aptas a perceber os parâmetros do som.
II. A música é assimilada por imagens, depois por imagens-símbolos, seguida da representação.
III. Senso de tonalidade apresenta instabilidade, tornando-se no início da etapa.
IV. Consegue cantar, de maneira cuidadosa, a maioria das canções apreendidas.
V. Resposta mais comum ao ritmo: palmas e movimentos curtos são mais fáceis de controlar.
É correto o que se afirma em
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