
Descrição: a imagem mostra um gráfico de barras com a pontuação percentual de respostas corretas, com base em uma média de todos os entrevistados de cada país, sendo, como a Finlândia com 6 pontos, seguida de países que tiveram menores pontuações como Reino Unido (4) e Irlanda (2), até países que tiveram pontuações negativas como Itália (0), seguida de outros países como Estados Unidos (-2) e Brasil (-4).
Fonte: https://goingdigital.oecd.org/en/indicator/80. Acesso em: 2 jan. 2025.
O gráfico reflete a dificuldade que adultos, sobretudo no Brasil, possuem em classificar informações em falsas ou verdadeiras. Esse dado é preocupante, considerando as milhares de informações veiculadas nas mídias e redes sociais, evidenciando uma urgência em educação voltada para o letramento digital.
Com base no exposto, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas:
I. A educação tecnológica na EJA pode substituir completamente a necessidade de ensino de habilidades críticas de análise de informações. Uma vez que os alunos aprendam a usar ferramentas digitais, automaticamente, desenvolverão a capacidade de distinguir entre informações falsas e verdadeiras.
II. A educação tecnológica na EJA pode capacitar os alunos a refletirem informações falsas, promovendo o uso de ferramentas digitais que auxiliam na verificação de fatos. Com o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, os estudantes podem aprender a filtrar fontes confiáveis e identificar desinformação de maneira crítica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
