QUESTÃO 5
Analise o gráfico a seguir sobre a habilidade de adultos identificarem a veracidade de notícias on-line, oriunda de uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2024, que envolveu alguns países membros, incluindo o Brasil:

Descrição: a imagem mostra um gráfico de barras com a pontuação percentual de respostas corretas, com base em uma média de todos os entrevistados de cada país, sendo, como a Finlândia com 6 pontos, seguida de países que tiveram menores pontuações como Reino Unido (4) e Irlanda (2), até países que tiveram pontuações negativas como Itália (0), seguida de outros países como Estados Unidos (-2) e Brasil (-4).

Fonte: https://goingdigital.oecd.org/en/indicator/80. Acesso em: 2 jan. 2025.

 

O gráfico reflete a dificuldade que adultos, sobretudo no Brasil, possuem em classificar informações em falsas ou verdadeiras. Esse dado é preocupante, considerando as milhares de informações veiculadas nas mídias e redes sociais, evidenciando uma urgência em educação voltada para o letramento digital.

Com base no exposto, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas:

I. A educação tecnológica na EJA pode substituir completamente a necessidade de ensino de habilidades críticas de análise de informações. Uma vez que os alunos aprendam a usar ferramentas digitais, automaticamente, desenvolverão a capacidade de distinguir entre informações falsas e verdadeiras.

 

 

 PORQUE

 

II. A educação tecnológica na EJA pode capacitar os alunos a refletirem informações falsas, promovendo o uso de ferramentas digitais que auxiliam na verificação de fatos. Com o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, os estudantes podem aprender a filtrar fontes confiáveis ​​e identificar desinformação de maneira crítica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: ​

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.