Anderson, 33 anos, sentia que sua carreira havia estagnado. Após revisar seu currículo, percebeu que o documento estava focado em responsabilidades genéricas e não evidenciava os resultados alcançados em sua trajetória. Decidiu, então, reformular seu material com foco em conquistas, habilidades desenvolvidas e dados mensuráveis. Além disso, treinou para entrevistas comportamentais e estudou as exigências das vagas de interesse. Durante os processos seletivos, apresentou-se com clareza, segurança e alinhamento entre discurso e histórico profissional. Poucos meses depois, foi contratado para um cargo com maior nível de responsabilidade e impacto.

BOLLES, Richard N. Como fazer um currículo matador. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
MULLER, Cláudia et al. GO – Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.

Considerando os conteúdos relacionadas à preparação para processos seletivos e estratégias de progressão profissional, bem como o caso apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Anderson obteve êxito em sua recolocação profissional porque compreendeu que um currículo estrategicamente elaborado deve evidenciar, de forma clara e objetiva, os principais resultados alcançados, as competências desenvolvidas ao longo da trajetória e os diferenciais que o tornam competitivo, superando a prática comum de simplesmente descrever funções exercidas.

PORQUE

II. Um currículo competitivo tem como principal objetivo descrever, com o máximo de detalhamento possível, todas as atividades operacionais desempenhadas ao longo da carreira, independentemente de estarem ou não associadas a indicadores de desempenho, impacto ou valor estratégico para o empregador.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas

 Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

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