Questão 9
André, aluno do 3º ano do ensino fundamental, foi encaminhado ao atendimento psicopedagógico clínico após apresentar dificuldades recorrentes de atenção, inquietação constante e impulsividade nas atividades escolares. Após avaliação psicopedagógica, foi confirmado o diagnóstico de TDAH. Diante disso, foi elaborada uma proposta de intervenção centrada na construção de estratégias para o fortalecimento da autorregulação, organização das tarefas e melhoria da atenção sustentada.
A intervenção clínica incluiu sessões semanais individuais, com atividades estruturadas que combinavam jogos de regras, exercícios de memória de trabalho e planejamento, além do uso de recursos visuais para apoio à organização das rotinas. Paralelamente, a família foi orientada quanto à importância de estabelecer limites claros, rotinas previsíveis e reforço positivo. A escola também recebeu orientações específicas, como a necessidade de adaptar o tempo de prova e priorizar uma abordagem acolhedora e compreensiva.
Essa proposta teve como objetivo central promover a autonomia de André em relação ao seu processo de aprendizagem, respeitando suas particularidades e favorecendo sua inclusão escolar de forma equilibrada e eficaz.


Com base no estudo de caso apresentado acima sobre uma proposta de intervenção psicopedagógica, analise as afirmativas:

I. A intervenção com alunos com TDAH deve priorizar estratégias de punição, para ensinar o aluno a conter seus impulsos em sala de aula.
II. A colaboração entre psicopedagogo, família e escola é essencial para o sucesso da intervenção em casos de TDAH.
III. Jogos com regras, atividades estruturadas e recursos visuais são ferramentas úteis no trabalho com alunos com TDAH.
IV. O TDAH se resolve naturalmente com o tempo, não sendo necessário acompanhamento especializado durante os anos escolares.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas

Alternativa 2:

I e III, apenas

Alternativa 3:

II e III, apenas

Alternativa 4:

III, apenas

Alternativa 5:

I, III e IV, apenas

André, aluno do 3º ano do ensino fundamental, foi encaminhado ao atendimento psicopedagógico clínico após apresentar dificuldades recorrentes de atenção

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

André, aluno do 3º ano do ensino fundamental, foi encaminhado ao atendimento psicopedagógico clínico após apresentar dificuldades recorrentes de atenção ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.