Ao compreender acerca das legislações que regem a educação brasileira, é possível analisar e refletir que a educação básica possui diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino, que se diferem conceitualmente e também na prática aplicável da organização escolar.

LOPES, M. C. R; CORDEIRO, S. M. N. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Maringá-PR: UniCesumar, 2020.

Sobre as modalidades de ensino, assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 – As sete modalidades de ensino direcionadas para a educação básica são: educação tecnológica e profissional; educação especial; educação de matrizes indígenas e africadas; educação de adultos e jovens; educação a distância e educação ribeirinha.

 Alternativa 2 – Conhecida como primeira etapa da educação básica, a educação infantil oferece as modalidades: educação especial, educação quilombola, educação a distância, educação do campo e educação indígena.

 Alternativa 3 – A modalidade de Educação Especial é ofertada apenas na educação infantil e no ensino fundamental.

 Alternativa 4 – A educação especial é direcionada para pessoas com deficiências físicas e intelectuais, entretanto, as altas habilidades e superdotação não são consideradas.

 Alternativa 5 – O ensino médio é a etapa que atende todas as modalidades de ensino, respeitando, dessa forma, a pluralidade e diversidade dos nossos alunos.

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Por Colaborar Educacional

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