QUESTÃO 2
Ao entendermos que a pobreza é uma forma extrema de privação, notamos que há um conjunto comum de necessidades consideradas básicas das sociedades que nem sempre é suprido. Para as crianças, a pobreza nega a elas a oportunidade de cumprir o seu potencial como seres humanos.

 

PRADO, Francieli Muller. Educação, Direitos Humanos e Cidadania.

Maringá: UniCesumar, 2020.

 

Sobre a pobreza e seus impactos na educação, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – A pobreza surte pouco efeito no fenômeno da evasão escolar, já que o direito à educação é exercido em todas as camadas da população.
Alternativa 2 – Os níveis de evasão escolar tendem, em sua maioria, a atingir as camadas mais abastadas da população, já que o fator de evasão nada têm a ver com aspectos econômicos e sociais.
Alternativa 3 – Crianças provenientes de camadas mais vulneráveis da população, já privadas de tantos outros direitos constitucionais, tendem a ocupar demasiadamente os índices de exclusão escolar.
Alternativa 4 – O aumento da pobreza, por mais que seja um aspecto negativo, tende a aumentar o acesso de crianças de baixa renda nas escolas, visto que a gana por uma vida melhor as faz superar sua condição.
Alternativa 5 – Temos presenciado que, no Brasil, todas as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos frequentam a escola, e o nível de evasão escolar é mínimo, tanto para camadas mais pobres da população quanto para as mais abastadas.

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