No ambiente logístico de uma empresa, a expedição é uma etapa crucial que envolve o preparo, organização
ATIVIDADE 3 – SIMULAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS – 52_2024
QUESTÃO 10
No ambiente logístico de uma empresa, a expedição é uma etapa crucial que envolve o preparo, organização e despacho de produtos para entrega aos clientes. O processo começa com o recebimento dos pedidos dos clientes, seja através de vendas online, telefone ou lojas físicas. Após o recebimento, a equipe de expedição é responsável pela preparação dos pedidos, ou seja, por coletar os produtos necessários para cada pedido. Eles acessam o estoque da empresa, localizam os itens solicitados e os agrupam para formar os pacotes de expedição.
Uma vez que os produtos são coletados, eles são embalados e etiquetados pela mesma equipe de expedição, de acordo com os padrões da empresa, garantindo que estejam seguros e protegidos durante o transporte. Com os pacotes preparados e etiquetados, o próximo passo é planejar as rotas de entrega. Isso envolve otimizar as rotas dos veículos de transporte para garantir entregas rápidas e eficientes, quem realiza essa atividade é o analista de logística. Após a roteirização das entregas, os pacotes são carregados nos veículos de transporte, também pela equipe de expedição, de acordo com as rotas planejadas. Com os veículos carregados, eles são despachados para iniciar as entregas.
Agora, considere as seguintes distribuições para representar cada processo:
•Recebimento de pedidos: EXPO(12) minutos
•Preparação dos pedidos: NORM (10, 2) minutos
•Embalagem e Etiquetagem: EXPO(2) minutos
•Roteirização de entrega (planejar as rotas de entrega): TRIA(15, 18, 20) minutos
•Carregamento: NORM(1,0.5)
Elaborado pela professora, 2024.
Após simular por 12 horas o processo descrito, com 10 replicações, utilizando o software ARENA, analise as afirmativas a seguir:
I. A preparação dos pedidos é o gargalo atual do sistema.
II. Tanto o analista de logística, quanto a equipe de expedição são utilizados em média mais que 80%.
III. Um pedido permanece em média menos que 100 minutos no sistema.
IV. O número médio de pedidos que entram no sistema é maior do que o número médio de pedidos que sai.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.