QUESTÃO 3
Apesar da existência de legislações que garantem o direito público à educação-alvo da Educação Especial (PAEE), as escolas ainda enfrentam desafios na adaptação efetiva dos ambientes de aprendizagem. As tecnologias assistivas surgem como ferramentas fundamentais nesse processo, ao ampliarem as possibilidades de participação dos alunos com deficiência. Para Manzini (2005, p. 82), “os recursos de tecnologia assistiva estão muito próximos do nosso dia-a-dia. Ora eles nos causam impacto devido à tecnologia que apresentam, ora passam quase desapercebidos”. Segundo Bersch (2012, p. 22), “a tecnologia assistiva oferece recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão”.

 

BERSCH, R. Tecnologia assistiva: promovendo a inclusão escolar. Porto Alegre: Moralez & Cia, 2012.

​MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: ENSAIOS pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília, DF: SEESP/MEC, 2005. p. 82-86.

 

Com base no excerto, que aborda o uso de tecnologias assistivas nas práticas escolares inclusivas, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1 – A tecnologia assistiva deve ser utilizada apenas em casos de deficiências severas, pois a respectiva aplicação em outros contextos seria considerada um privilégio.
Alternativa 2 – O uso da tecnologia assistiva deve ser limitado às aulas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), não sendo adequado ao ambiente escolar comum.
Alternativa 3 – Tecnologias assistivas são ferramentas exclusivas de alta complexidade tecnológica, como softwares e equipamentos eletrônicos avançados.
Alternativa 4 – A implementação de tecnologias assistivas deve ser considerada um complemento opcional às práticas pedagógicas, sem caráter obrigatório.
Alternativa 5 – As tecnologias assistivas devem ser integradas ao cotidiano escolar, favorecendo a autonomia, a acessibilidade e a participação ativa dos alunos com deficiência.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.