Apesar da existência de legislações que garantem o direito público à educação-alvo da Educação Especial (PAEE), as escolas ainda enfrentam desafios na adaptação efetiva dos ambientes de aprendizagem. As tecnologias assistivas surge
QUESTÃO 3
Apesar da existência de legislações que garantem o direito público à educação-alvo da Educação Especial (PAEE), as escolas ainda enfrentam desafios na adaptação efetiva dos ambientes de aprendizagem. As tecnologias assistivas surgem como ferramentas fundamentais nesse processo, ao ampliarem as possibilidades de participação dos alunos com deficiência. Para Manzini (2005, p. 82), “os recursos de tecnologia assistiva estão muito próximos do nosso dia-a-dia. Ora eles nos causam impacto devido à tecnologia que apresentam, ora passam quase desapercebidos”. Segundo Bersch (2012, p. 22), “a tecnologia assistiva oferece recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão”.
BERSCH, R. Tecnologia assistiva: promovendo a inclusão escolar. Porto Alegre: Moralez & Cia, 2012.
MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: ENSAIOS pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília, DF: SEESP/MEC, 2005. p. 82-86.
Com base no excerto, que aborda o uso de tecnologias assistivas nas práticas escolares inclusivas, assinale a alternativa correta:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.