As atividades lúdicas são amplamente utilizadas nas escolas como recursos didático-pedagógicos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Por exemplo, uma professora de biologia pode utilizar o bingo como ferramenta lúdico-pedagógica para estimular os alunos a aprenderem os elementos químicos da tabela periódica de forma mais interativa e prazerosa.
No entanto, a ludicidade não se limita ao ambiente escolar formal. Ela também está presente em atividades extraescolares, que podem ocorrer dentro ou fora da instituição de ensino, mas que se diferenciam das obrigações acadêmicas formais e não estão diretamente vinculadas ao currículo regular.
Exemplos dessas atividades incluem oficinas de teatro, dança, música, clubes de leitura, robótica, astronomia, pintura, colônias de férias, esportes (fora do horário das aulas de educação física) e passeios educativos.
A ludicidade, em diversos contextos, proporciona experiências significativas e favorece o desenvolvimento integral dos participantes, ampliando a compreensão do mundo e enriquecendo a prática educativa.
LORO, A. P.; LEÃO JUNIOR, C. M.; PIMENTEL, G. G. de A.; MACEDO, J. R.; FUGI, N. C. Jogos, brinquedos e brincadeiras. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – As atividades lúdicas são utilizadas exclusivamente no ambiente escolar formal como ferramenta para facilitar o ensino-aprendizagem.
PORQUE
II – A ludicidade também está presente em atividades extraescolares, proporcionando experiências significativas que contribuem para o desenvolvimento integral dos participantes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.