Questão 3

As dificuldades na comunicação não verbal enfrentadas por indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são reconhecidas como um dos principais desafios no desenvolvimento socioemocional dessas pessoas. A comunicação não verbal inclui gestos, expressões faciais, contato visual, postura e entonação vocal, elementos fundamentais para a interação social. No contexto do TEA, esses aspectos são frequentemente prejudicados, o que, muitas vezes, limita a capacidade de estabelecer vínculos e compreender as intenções dos outros.

Fonte: tradução nossa de: BARON-COHEN, S. Mindblindness: an essay on autism and theory of mind. Cambridge: MIT Press, 1995.

Sobre as dificuldades apresentadas por pessoas com TEA acerca da comunicação não verbal, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

O uso de suportes visuais, como imagens, símbolos e fotos, trata-se de uma estratégia de comunicação alternativa, bem como de ensino de repertórios de identificação de emoções e expressões faciais nas pessoas com quem o indivíduo com TEA se relaciona.

Alternativa 2:

As dificuldades de comunicação não verbal exigem intervenções especializadas não apenas para o desenvolvimento de habilidades emocionais, considerando que é necessário ensinar o sujeito a lidar com a frustração devido às restrições para se comunicar em situações sociais.

Alternativa 3:

No geral, as dificuldades em comunicação não verbal por parte das pessoas com TEA compreendem não apenas os prejuízos na interpretação da linguagem corporal de outras pessoas, mas também, consequentemente, no ajuste do próprio comportamento em conformidade com padrões e regras sociais.

Alternativa 4:

O contato visual, muitas vezes evitado por indivíduos com TEA, pode ser utilizado para decodificar expressões faciais e auxilia no reconhecimento preciso de emoções. Frequentemente, a ausência desse contato é interpretada incorretamente como desinteresse, por parte do sujeito, em engajar-se em situações sociais.

Alternativa 5:

O uso de Prompts e o Treino por Tentativas Discretas (DTT) compreendem metodologias eficazes para intervenção nas dificuldades de comunicação não verbal. Para tanto, utiliza-se o sistema de troca de figuras que representam objetos, ações e emoções para que o sujeito consiga se comunicar mesmo sem emitir comportamentos vocais.

As dificuldades na comunicação não verbal enfrentadas por indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

As dificuldades na comunicação não verbal enfrentadas por indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.