As dislipidemias são um fator de risco independente para o desenvolvimento de doença cardiovascular.
ATIVIDADE 2 – FAR – FARMACOLOGIA APLICADA – 52_2025
Questão 1
As dislipidemias são um fator de risco independente para o desenvolvimento de doença cardiovascular. Uma das causas da doença aterosclerótica, as dislipidemias, podem se agravar até a ocorrência de eventos coronarianos, como infarto, angina e morte cardiovascular, sendo considerada alta a prevalência na população brasileira. As hiperlipidemias são doenças que afetam o transporte de lipídios no plasma e resultam da biossíntese aumentada ou da eliminação diminuída das lipoproteínas do sangue.
Fonte: GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
Com relação ao tratamento farmacológico das dislipidemias, analise as afirmativas a seguir:
I. A sinvastatina é uma estatina que atua inibindo competitivamente a HMG-CoA redutase.
II. Os sequestradores de ácidos biliares diminuem a concentração do colesterol dos hepatócitos e aumentam a depuração das LDL-C da circulação.
III. O ezetimiba é um inibidor da absorção de colesterol, reduz a absorção do colesterol pelo intestino delgado, principalmente a reabsorção do colesterol biliar.
IV. Os fibratos diminuem os triglicerídeos em cerca de 50%, aumentam os níveis de HDL-C e diminuem modestamente o LDL-C.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e IV, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.