As doenças autoimunes representam um extenso grupo de patologias nas quais o sistema imunológico, por motivos pouco esclarecidos, inicia um processo de ataque contra células e tecidos saudáveis do próprio corpo. O desenvolvimento dessas doenças está associado a uma combinação de diversos fatores de risco, incluindo predisposições genéticas, exposições ambientais e certos estilos de vida. Compreender como esses elementos interagem para promover a autoimunidade é essencial para a elaboração de estratégias preventivas e terapêuticas mais eficientes. A identificação desses fatores não apenas facilita um diagnóstico mais precoce, mas também viabiliza a aplicação de tratamentos personalizados.

Fonte: ANDRADE, Pedro Henrique de Almeida et al. Doenças autoimunes: atualização no diagnóstico e tratamento em clínica geral. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 6, n. 10, p. 1999-2009, 13 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n10p1999-2009. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/3821. Acesso em: 12 ago. 2025.

 

ESTUDO DE CASO

Paciente feminino, 28 anos, procurou atendimento médico com queixas de fadiga intensa, artralgias nas articulações das mãos e dos pés, além de episódios recorrentes de febre baixa, lesões cutâneas após exposição solar e queda de cabelo difusa nos últimos meses. Após uma série de exames, o médico suspeitou de ser uma doença relacionada a desregulação da resposta imunológica. Os principais achados clínicos que levaram a essa suspeita foram os seguintes:

 

– FAN (Fator Anti-Nuclear) fortemente positivo

– Anticorpos anti-DNA dupla-hélice reagente / positivo

– VHS e PCR elevados

– Anemia hemolítica presente

– Proteinúria persistente

 

DESENVOLVENDO O TRABALHO

 

Considerando o texto apresentado, a história clínica e os resultados laboratoriais, RESPONDA as questões abaixo:

  1. INDIQUE a patologia que o médico suspeita estar acometendo a paciente.
  2. EXPLIQUE o papel da resposta imunológica adaptativa no desenvolvimento da doença suspeita, destacando o desequilíbrio entre linfócitos T e B.
  3. O caso clínico apresenta duas reações de hipersensibilidade. INDIQUE e JUSTIFIQUE quais são as reações de hipersensibilidade envolvidas, correlacionando cada uma delas a uma manifestação clínica.
  4. DESCREVA a importância dos autoanticorpos anti-DNA dupla-hélice no diagnóstico do LES, relacionando-os com sua fisiopatologia.
  5. CITE e EXPLIQUE uma manifestação clínica decorrente da deposição de imunocomplexos em tecidos, relacionando-a ao mecanismo envolvido.
  6. EXPLIQUE uma estratégia terapêutica imunológica empregada no tratamento da doença suspeita, relacionando seu mecanismo de ação à modulação da resposta imune.​

 

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA PESQUISA:

​LUQUETTI, Camilla Maganhin et al. Lúpus eritematoso sistêmico: manifestações clínicas e diagnóstico. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 6, n. 8, p. 5565-5576, 30 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n8p5565-5576. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/download/3254/3430/7249. Acesso em: 12 ago. 2025.

​NAZARÉ, Kelvin Alves et al. LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research – BJSCR, v. 34, n. 3, p. 36-41, 23 abril 2021. Disponível em: https://www.mastereditora.com.br/download-3751. Acesso em: 15 ago. 2025.

 

 

ORIENTAÇÕES FINAIS

→ O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no espaço específico para envio na atividade “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desta atividade não é considerada.

→ SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.

→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.

→ Sugerimos que envie o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades e arquivos corrompidos, principalmente se você utiliza MAC ou OpenOffice.

Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex.: MAPA_FundMI_JoseLemos.pdf

→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.

→ Salve o comprovante de envio da atividade, clicando em Imprimir, acima do cabeçalho da atividade.

 

BOM TRABALHO!!!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.