Questão 9
As doenças infectocontagiosas são aquelas causadas pela transmissão de um agente patogênico específico para um hospedeiro suscetível, podendo ser transmitidas pelo toque, contato direto entre os seres humanos, sem a necessidade de um vetor ou veículo interveniente. Cabe destacar que, muitas vezes, o termo doença transmissível é usado como sinônimo de doença infecciosa; no entanto, nem sempre esta última é transmissível. Por exemplo, o tétano é uma doença causada por um agente infeccioso, porém não é transmitida do doente para outra pessoa, não sendo, portanto, transmissível. Toda doença infecciosa cujo agente é transmitido por contato direto, ou seja, de um indivíduo para outro, a exemplo da gripe, sarampo e gonorreia, é chamada de doença contagiosa  (TEIXEIRA et al., 2013). As doenças infectocontagiosas são uma ameaça à saúde dos sujeitos e são capazes de comprometer a segurança das populações.
​Fonte: PALUDO, Michele Putti; MATEUS, Gustavo Affonso Pisano. Biossegurança. Maringá: Unicesumar, 2018.
De acordo com os tipos de doenças infectocontagiosas, avalie as afirmações a seguir.

I. Febre Amarela: tem como vetor principal Aedes aegypti e a transmissão ocorre no ciclo homem infectado, picada do mosquito e homem sadio. Está relacionada com fenômenos imunológicos, sendo mais frequente em áreas onde há a circulação de vários sorotipos do vírus e em pessoas que têm infecções subsequentes por sorotipos diferentes. Contudo, é possível que haja cepas mais patogênicas e pessoas geneticamente mais suscetíveis.
II. Sarampo: a transmissão pode ocorrer diretamente de pessoa a pessoa. A sua evolução é marcada por uma considerável destruição de linfócitos T CD4+ e pode ser dividida em três fases: infecção aguda, infecção assintomática e doença sintomática.
III. Influenza: é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com distribui- ção global e elevada transmissibilidade.Transmissão direta (pessoa a pessoa), por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo infectado ao falar, tossir e espirrar. O modo indireto também ocorre por meio do contato com as secreções do doente.
IV. Hepatite C: a transmissão ocorre, principalmente, por via parenteral. São considera- das populações de risco os indivíduos que receberam transfusão de sangue e/ou hemoderivados.
​V. Hanseníase: o bacilo é eliminado pelas vias aéreas superiores, que são também a sua principal porta de entrada. A principal medida de prevenção recomendável é a aplicação da vacina BCG, a qual preconiza a faixa etária de 0 a 4 anos de idade.
​VI. Leptospirose: é uma doença infecciosa febril aguda, causada por bactérias. A infecção humana depende do contato direto da pele ou mucosas com coleções de água nas quais se encon- tra urina de animais infectados.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 2:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 3:

II, IV e VI, apenas.

Alternativa 4:

III, IV e VI, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV, V e VI.

As doenças infectocontagiosas são aquelas causadas pela transmissão de um agente patogênico específico para um hospedeiro suscetível

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

As doenças infectocontagiosas são aquelas causadas pela transmissão de um agente patogênico específico para um hospedeiro suscetível ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.