Questão 5
As figuras abaixo ilustram uma atividade muito conhecida por psicopedagogos e profissionais da área da educação de modo geral, o mosaico.
                                                                                                                             
                                                               ​Figura 1: mosaico formando uma xícara.                            Figura 2: mosaico formando uma arara.
Fonte: Google Imagens.                                                       Fonte: Google Imagens.

Mosaicos consistem em fragmentos de peças de materiais, tamanhos, formatos e cores diversas, mas que, agrupadas, formam uma figura mais ou menos clara, intensa e de uma beleza indescritível. Assim é, também, o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, vários fragmentos de disciplinas, que, juntas e alinhadas, possibilitam uma compreensão mais ampla e contextualizada sobre determinado fenômeno.

A atuação multidisciplinar e interdisciplinar tem se mostrado mais eficaz do que a forma isolada até a pouco defendida nas instituições escolares, pois experiências de integração contribuem para a aquisição de uma visão mais ampla e mais profunda sobre os distúrbios de aprendizagem.

BARRETO, M. A. S. C. Prevenção na escola: uma proposta interdisciplinar entre a fonoaudiologia e a psicopedagogia. Rev. Psicopedagogia. V. 20, pp. 261-269, 2003. Adaptado.
A partir de sua compreensão acerca do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, leia as asserções que seguem e avalie a relação proposta entre elas:

​I – O trabalho multiprofissional tem como objetivo o estudo de um fenômeno por diferentes perspectivas ou disciplinas, isto é, várias profissões lançando um olhar sobre aquele fenômeno e o resultado disso é a soma de todos estes olhares, que auxiliarão a elaborar melhores estratégias de intervenções.

PORQUE

II – Na prática interdisciplinar, além das várias disciplinas atuando conjuntamente, há uma integração dessas disciplinas ao ponto de desenvolver subdisciplinas ou até mesmo novas disciplinas, com métodos e conteúdos próprios, que buscam uma compreensão global do problema.

Analisando as afirmações acima, entende-se que:

Alternativas
Alternativa 1:

As duas afirmações são falsas.

Alternativa 2:

A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

Alternativa 3:

A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

Alternativa 4:

As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

Alternativa 5:

As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.