QUESTÃO 9

“As reformas na área educacional ganharam força, a partir da crise do estado de bem-estar, quando ocorreu um reordenamento da economia e das políticas sociais, sustentado por uma paulatina transferência das responsabilidades estatais para a comunidade e organizações não governamentais”.

Fonte: LOPES, Mara Cecília Rafael; CORDEIRO Suzi Maria. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. (p. 38).

Com relação às mudanças na educação a partir da década de 1990, analise as alternativas abaixo e assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – Nesse processo, as políticas visam potencializar os recursos destinados à educação.
Alternativa 2 – A partir de 1990, Estado, sociedade civil e mercado atuam de forma isolada nas ações de desenvolvimento do país.
Alternativa 3 – As mudanças na educação buscam promover o desenvolvimento de habilidades e competências que promovam o bem-estar social.
Alternativa 4 – As políticas públicas, especialmente, as educacionais, são tidas como aquelas que são responsáveis por preparar as habilidades individuais, seguindo as premissas do neoliberalismo.
Alternativa 5 – A estrutura de funcionamento da reforma do Estado e da educação caracteriza-se pela diminuição das responsabilidades sociais e transferência dessas responsabilidades ao Estado.

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