As relações de poder, conquista e arte durante a colonização expressam valores intricados a toda essa prática, pois “(…) o colonialismo não se contenta com impor a sua lei ao presente e ao futuro do dominado
QUESTÃO 8
As relações de poder, conquista e arte durante a colonização expressam valores intricados a toda essa prática, pois “(…) o colonialismo não se contenta com impor a sua lei ao presente e ao futuro do dominado. O colonialismo não se contenta com encerrar o povo nas suas redes, com esvaziar a cabeça do colonizado de qualquer forma e de qualquer conteúdo. Por uma espécie de perversão da lógica, orienta-se para o passado do povo oprimido, distorce-o, desfigura-o, e aniquila-o. Essa empresa de desvalorização da história anterior à colonização assume hoje o seu significado dialética. “
Fonte: FANOM, Frantz. Os Condenados da Terra. Juiz de Fora: UFJF, 2005, p. 244.
Refletindo sobre o excerto e compreendendo a importância da produção cultural, leia as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A construção de uma imagem estereotipada e repleta de símbolos e valores do colonizador não foi combatida pela literatura em suas manifestações feitas pelos colonizados após sua emancipação.
PORQUE
II. A incorporação de valores externos a sua cultura foi um processo natural e harmônico que não causou choque ou descompassos bruscos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.