QUESTÃO 25

“Assim, é fundamental que educadores, desenvolvedores de tecnologia e formuladores de políticas públicas continuem a trabalhar juntos para criar sistemas mais justos e transparentes, promovendo práticas que garantam uma educação mais eficaz e mais igualitária” (Heggler; Szmoski; Miquelin, 2025, p. 17).

Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 46, e289323, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.289323. Acesso em: 24 jul. 2025.

A citação enfatiza a importância da cooperação entre diferentes setores da sociedade para que a inteligência artificial seja aplicada de maneira ética e equitativa na educação. A construção de sistemas mais justos e transparentes não depende apenas de avanços técnicos, mas também do diálogo entre profissionais da educação, especialistas em tecnologia e responsáveis por políticas públicas. A presença de algoritmos nos processos educativos exige que esses agentes pensem coletivamente estratégias que enfrentem os riscos de reprodução de desigualdades e de práticas excludentes, para que a IA contribua com uma educação transformadora.

 

Esse tipo de articulação intersetorial é fundamental para promover práticas que respeitem os princípios da equidade, justiça social e inclusão. Ao alinhar os saberes pedagógicos às capacidades tecnológicas e ao marco regulatório das políticas públicas, torna-se possível desenhar soluções que atendam às necessidades reais das comunidades escolares. A inteligência artificial, quando colocada a serviço desses princípios, pode ser uma ferramenta poderosa na promoção de uma educação verdadeiramente democrática.

Segundo a citação, qual deve ser a estratégia coletiva para garantir que a inteligência artificial contribua para uma educação mais justa?

Alternativas
Alternativa 1 – Automatizar todas as decisões educacionais, excluindo a participação humana.
Alternativa 2 – Desenvolver sistemas de IA que operem de forma independente das políticas públicas.
Alternativa 3 – Estabelecer parcerias entre educadores, desenvolvedores e formuladores de políticas.
Alternativa 4 – Promover a neutralidade algorítmica por meio da exclusão de dados sociais.
Alternativa 5 – Centralizar as decisões pedagógicas nas empresas produtoras de software educacional.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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