Questão 1
“Atacarejo é um termo que serve para designar um modelo de negócio que reúne características tanto do atacado quanto do varejo.
Por essa razão, o público é mais amplo. Pessoas físicas e pessoas jurídicas compram dentro desses estabelecimentos. O formato também leva o nome, algumas vezes, de atacado de autosserviço.
[…] Na prática, ele funciona como um estabelecimento onde os compradores podem encontrar, de maneira autônoma, muitos produtos sendo vendidos em grandes quantidades.
No entanto, não necessariamente os produtos precisam ser comprados dessa maneira. A diferença é que, quanto maior o número de itens iguais comprados, menor é o preço unitário final de cada produto”.
Fonte: https://www.totvs.com/blog/atacadista-distribuidor/o-que-e-atacarejo/. Acesso em: 30 de ago de 2023.
Diante do excerto anterior, classifique (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

I. Notou-se que, nos últimos anos, grandes players do mercado passaram a repensar suas atividades no país com base no conceito de atacarejo.
II. No que diz respeito ao atacarejo, é importante destacar o crescimento anual do setor, que tem sido maior do que o segmento supermercadista tradicional.
III. Em cenário de crise econômica, inflação e desemprego, o atacarejo acaba sendo mais procurado pela população como forma de atender à sua demanda por bens, produtos ou mercadorias.
IV. Um ponto de alerta para essa modalidade de negócio, no longo prazo, é que, ainda que haja a existência do fator vantagem para o consumidor final, o canal pode se tornar um concorrente para seus clientes varejistas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, V, V.

Alternativa 2:

V, F, V, V.

Alternativa 3:

V, F, V, F.

Alternativa 4:

F, V, V, F.

Alternativa 5:

F, F, F, V.

Questão 4
De certo modo, Kotler e Keller (2013) também tratam os canais de distribuição como sinônimo de canal de marketing, quando afirmam que “canais de marketing são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um bem ou serviço para uso ou consumo” (KOTLER; KELLER, 2012, p. 448).

Fonte: LIMA, C. E. de. Gestão de Canais de Distribuição. Maringá: UniCesumar, 2022.

Sobre as principais funções da distribuição, analise as afirmativas a seguir:

I. Escoamento de bens e produtos.
II. Estabelecimento de conexões que geram equilíbrio entre a produção e o consumo.
III. Realização de operações que garantem não só o processo produtivo, mas também a comercialização.
IV. Concentração e fornecimento de informações que englobam o setor produtivo e o mercado consumidor.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.